Diz-se que há três coisas que o ser humano deve fazer em vida: ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro. Três coisas para deixarmos a nossa marca no mundo.

Na era global pode substituir-se a escrita de um livro pela presença na Internet. O importante é que o nosso saber-fazer, seja o que for, possa ser útil a alguém.

Todos nós sabemos algo que podemos colocar à disposição dos outros. Esta é uma forma de servir os demais. Sejam receitas, contos, histórias, poesia, saberes de antigamente, truques nas mais diversas áreas, o importante é partilhar o que aprendemos e sabemos. Desta forma, o conhecimento não se perde.

Foi com base nesta minha perspetiva que contactei o Ti Marcelo: um homem simples, com uma vida simples mas diferente dos demais, na forma como vê e está na vida. A palavra só é útil se servir para ajudar os outros, em particular, e na evolução do mundo, de uma forma geral. Caso contrário, o silêncio é de ouro. Portanto, a palavra é um poder que Deus colocou à disposição da humanidade para fazer a diferença. É na simplicidade como vê a vida, que o Ti Marcelo escreve: poemas muito simples mas com grande sabedoria. Da junção dos seus poemas com fotos da minha autoria nasceu este projeto. Vinhó, Gouveia e a Serra da Estrela têm lugar de destaque na sua pequena antologia, daí este blogue chamar-se “poemas de um vinhoense”.

Boa leitura.

GOUVEIA TEM MAIS ENCANTO NA HORA DA DESPEDIDA

Subi à capela do Sr. do Calvário
E vi tudo o que o rodeia
Procuro a mim próprio
Onde está o desenvolvimento de Gouveia.

Na estação de caminhos de ferro
Já não ficam as cartinhas de amor
Vou pôr as mãos ao céu
Vou pedir a Nosso Senhor.


Anunciaram novas estradas
Onde se encontram alguns caminhos
Em vinte anos pouco fizeram
A família dos Santinhos.

Quem não tem escola nem classe
Também não tem instrução
E não tem capacidade
Para resolver a questão.


Não me apontem o dedo
Só digo a realidade
Digo com muita mágoa
Seia já é uma grande cidade.

Faço críticas construtivas
Devem merecer atenção
Os nossos mandatários
Que aprendam a lição.

Sem comentários:

Enviar um comentário